Ricky é sobrinho do autor Tiago Santiago, que recentemente assinou contrato com o SBT, e irmão de Juliana Xavier, que interpretou Ágata na trilogia dos mutantes.
É indiscutível o sucesso do projeto “Luz, Câmera, Educação!” entre os alunos das escolas municipais de Duque de Caxias e suas comunidades. A iniciativa, que leva o cinema às unidades escolares, tem despertado a conscientização dos jovens em relação aos problemas ambientais que atingem os quatro cantos do planeta. O carro chefe do projeto é o filme “Não pise na bola!”, que retrata esta realidade de forma comovente e descontraída, está sendo levado a 40 escolas transmitindo a mensagem a pelo menos 20 mil estudantes, que depois participam de uma culminância, quando a escola expõe os trabalhos realizados pelos alunos e recebe a visita de artistas da TV ligados ao projeto. “Luz, Câmera, Educação” causou tanto sucesso que, na semana passada recebeu o apoio do prefeito José Camilo Zito e de seu vice, Jorge Amorelli, que prestigiaram o encerramento do projeto realizado no Ciep Oduvaldo Viana Filho, no bairro Jardim Anhangá.
No sábado, dia 3 de outubro, o trabalho aconteceu em quatro escolas Nossa Senhora do Pilar, Embaixador Oswaldo Aranha, Santo Agostinho e Aila Saldanha. Em todas, foram desenvolvidas atividades artísticas como apresentações teatrais, coreografias, exposições de trabalhos voltados para questões ambientais e plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica. Os eventos unem pais, alunos e professores em torno da reflexão sobre a necessidade de resgatar a qualidade de vida no planeta para a sobrevivência das espécies.
Artistas que atuaram no filme também participam dos encontros falando do filme e de questões ambientais. Entre eles, João Vitor Silva, o Pedrinho do Sítio do Pica-pau amarelo, Guilherme Trajano e Juliana Xavier, ambos da novela “Os Mutantes” e Ricky Tavares da “Malhação”, Lupe Gigliotti, Lucas de Jesus, Thaís de Campos, Juliana Xavier e Thávynne Ferrari, além da ex-Zorra Total, Luciana Coutinho. O projeto segue até o mês de novembro, atendendo cerca de 2 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.
Em sua visita ao projeto, Zito elogiou a iniciativa da secretária de Educação, Maria de Lourdes Henriques. Ele posou para fotos com os artistas e disse que é preciso que as informações cheguem ao maior número de pessoas. “Precisamos lutar para garantir um mundo melhor para as gerações futuras”, destacou o prefeito. O projeto "Luz, Câmera, Educação!" teve início em agosto e deve entrar na segunda fase no decorrer deste mês de outubro.
O filme "Não pise na bola!" retrata a preservação ambiental de forma comovente e descontraída, tendo como personagens atores mirins das redes Record e Globo. Subdividido nas escolas, o projeto foi facilmente assimilado pelos estudantes que vivenciam dois momentos distintos. Com o projeto, a Secretaria Municipal de Educação (SME) fortalece a filosofia educacional da atual gestão, que pressupõe o aprimoramento de um processo de aprendizado articulado e comprometido com a sustentabilidade e a participação de todos. De acordo com Lourdinha, o trabalho é apoiado no diálogo, na construção do conhecimento, implicando mudança e transformação do pensamento e na forma de interagir com o meio ambiente. “Tudo é feito através de uma ação consciente e coletiva”, concluiu a secretária.