Quando gravação de novela é uma externa, com muitas participações, todo cuidado é pouco. Uma das cenas de 'Vidas em Jogo', da Record, foi exatamente assim. A produção escolheu o Centro de Futebol Zico, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para a realização da primeira partida profissional do Clube do Cariocas, em um jogo amistoso. A sequência, que começou de manhã, se estendeu até o final da tarde. O calor era sufocante e a equipe teve de tomar muita água e gastar tubos de protetor solar para poder suportar.
Nas arquibancadas, os 250 figurantes se protegiam como podiam: com chapéus e até com alguns guarda-chuvas. Por causa disso, os assistentes de direção tiveram trabalho para animar todos eles nos momentos cruciais da partida. Os atores que mais gravaram foram Ricky Tavares, Luciana Braga e Marcela Barrozo, mas Betty Lago e Adriano Garib, entre outros, também tiveram de ficar a postos o dia inteiro para gravar uma tomada.
Um dos que mais sofreram com a temperatura e a luz forte foi Ricky Tavares, que teve de dar uma pausa nas gravações algumas vezes para se refrescar. "Eu estava morrendo já. Hoje está um céu sem nuvem, então a luz fica em cima o tempo todo", brinca o ator, que encarna o jogador Welligton.
O sol também trouxe outra questão: a equipe teve de ficar o tempo todo alerta com a posição da luz e das sombras. Como a gravação durou o dia todo, isso poderia causar erros de continuidade. Apesar dessa dificuldade, a maior preocupação do diretor Alexandre Boury era o áudio. Em alguns momentos, ele reclamou do som de um helicóptero que sobrevoava o lugar e do muito ou pouco barulho que os figurantes faziam.
"Fazer o áudio é uma dificuldade. É necessário pegar o som dos atores bem de perto e, como tem muita gente em cena, às vezes não fica bom. Também não há microfones sem fio para todo mundo. Usamos dois, um número padrão para as novelas", explica o diretor, que considera a sequência um momento importante para criar uma leveza na história. "São muitos os acontecimentos tensos. O jogo é a parte engraçada, é quando a trama respira", analisa.
A equipe de futebol Cariocas faz parte de um projeto social que busca jovens jogadores em comunidades carentes. O primeiro jogo do time masculino é um evento importante para todos os envolvidos, principalmente, para Fátima, de Luciana Braga.
Depois que Belmiro, de Ricardo Petraglia, morre, ela fica no comando da equipe de futebol. Além de fazer isso por ser uma vontade do pai, a treinadora também assume a posição para conseguir ter acesso ao dinheiro dele. Antes de morrer, Belmiro deixou uma carta dizendo que ela só poderia ficar com a quantia que ele ganhou na loteria depois que ela classificasse seu time. Mas a experiência faz com que Fátima se descubra uma apaixonada por futebol. E seu jeito 'esquentadinho' logo fica evidente em campo.
"A Fátima fica louca. Ela bate no juiz., perde a cabeça e é expulsa de campo", conta a atriz, que se diverte com a personagem. "Ela é totalmente destemperada, não tem nenhum limite", opina.
Enquanto Fátima quase arranca os cabelos assistindo à partida, Cacau, de Marcela Barrozo, mantém-se ao lado da mãe torcendo muito pelo Cariocas, mas sem tanto escândalo. Jogando amadoramente e acompanhando futebol desde pequena, ela desenvolve um grande carinho pelo time do avô.
"Para a Cacau, estar ali torcendo é uma forma de ela se sentir mais perto dele", avalia. Logo no primeiro jogo, a emoção dela é ainda maior depois que Welligton faz um gol e vai comemorar em sua direção. Na frente de todo mundo, o jogador a beija apaixonadamente. "Ela fica toda boba", observa.
O momento será encarado com surpresa pela família e amigos, já que ninguém sabia do romance deles até então. "Depois ela acaba admitindo, mas nem eles sabem se estão namorando", avalia. A cena em que ele consegue marcar para o time, aliás, foi mais uma situação com um pequeno contratempo. Ricky Tavares acertou na trave algumas vezes.
Nos bastidores, algumas pessoas brincavam que nem com os figurantes facilitando ele ia conseguir marcar o gol. Mas, finalmente, ele chutou a bola na rede. "Meu negócio é atuar. Jogar bola não é comigo não", defende-se, bem-humorado.
Fonte: O São Gonçalo
0 comentários:
Postar um comentário