Superando as expectativas iniciais que seriam em torno de 1,5 mil participantes pelo menos 6 mil pessoas – entre secretários municipais, funcionários, estudantes, atores de TV e outros voluntários – trabalharam na campanha de conscientização da população de Duque de Caxias sobre a importância do lixo no lugar certo. O Mutirão da Limpeza foi uma iniciativa promovida pela prefeitura de Duque de Caxias, neste sábado, 28 de novembro e recolheu 2,7 mil toneladas de lixo, nos quatro distritos do município.
Por toda a cidade, os participantes distribuíram panfletos aos moradores com a relação dos dias em que é feita a coleta do lixo em cada bairro. Os caminhões de coleta percorreram os locais recolhendo o lixo encontrado nas ruas e o coletado pelos participantes do mutirão.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) mobilizou 1.600 estudantes e 200 professores em mais de 80 polos espalhados. Acompanhados do casal de atores Ricky Tavares (Malhação) e Juliana Xavier (Os Mutantes), os alunos das escolas do primeiro distrito percorreram as ruas da Vila São Luís e do bairro 25 de Agosto, onde abordaram donas-de-casa, comerciantes e pedestres pedindo que fossem mais responsáveis na questão do lixo.
Para os atores, com o tempo o trabalho vai gerar resultados positivos. Ricky disse que foi uma satisfação muito grande participar de uma campanha com total apelo para a cidadania. “É um prazer e uma alegria muito grande estar aqui com estas crianças maravilhosas envolvidas na luta por uma cidade limpa e com mais qualidade de vida”, disse o ator. Juliana Xavier, muito procurada pelas meninas e meninos para dar autógrafos e posar para fotos, lembrou que com a colaboração de todos a cidade poderá ficar mais limpa e bonita, como quer o prefeito Zito.
A Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Políticas Sociais (Fundec), associada à Controladoria Geral, desenvolveu uma abordagem diferenciada do mutirão no bairro Gramacho que fez muito sucesso.
Após circular na primeira parte da manhã pelas ruas do bairro, distribuindo panfletos e fazendo pesquisa entre os moradores para avaliar o trabalho de limpeza urbana da Prefeitura, os funcionários da Fundec e da Controladoria se concentraram na praça principal de Gramacho onde montaram pontos de Internet gratuita e uma oficina infantil de reciclagem de lixo, em que aprendiam a criar brinquedos artesanais.
Com isso, atraíram público à gincana disputada pelos funcionários para ver qual equipe recolhia mais lixo no comércio das proximidades, além de ouvir as dicas de conscientização de tratamento do lixo enquanto participavam de diversas brincadeiras.
Os funcionários da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos (SMTSP) atuaram nas ruas dos bairros 25 de Agosto e Paulicéia. Responsável direto pelo Departamento de Limpeza da cidade, o titular da pasta, Ronaldo Amichi, fez questão de colocar a mão na massa, ajudando a recolher o lixo encontrado nas ruas. O morador do bairro Paulicéia Wilson Alves Santos, aposentado, 70 anos, elogiou a iniciativa. “O problema é a falta de educação. As pessoas jogam lixo nos terrenos baldios e sujam as ruas logo após a passagem dos carros de coleta”, reclamou Wilson.
Cerca de 400 funcionários da Secretaria de Governo fizeram o trabalho de conscientização nos bairros de Jardim Primavera e Bom Retiro. Eles entregaram folhetos explicativos e, munidos de sacos plásticos, recolheram lixo deixados nas vias.
No distrito de Xerém, a ação mobilizou centenas de servidores e voluntários. As equipes das secretarias de Obras e Urbanismo (SMOU), Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAA), Educação (SME) e da SMTSP percorreram os bairros limpando ruas e terrenos e orientando moradores sobre a importância da campanha. No Centro da cidade, também atuaram, no mutirão, a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Cultura promovendo o trabalho de conscientização.
Na Praça da Mantiquira, um morador foi parado pelo secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, transportando grande quantidade de lixo e entulho pela Rua Pastor Manoel de Souza. Durante a abordagem, o cidadão disse que estava levando o material para jogar em um terreno baldio da Rua Jair Gomes Martins.
O carreteiro foi obrigado a aguardar no local um caminhão da empresa de limpeza. Na Rua Márcio Santos Silva, no mesmo bairro, foi interditada uma área que estava sendo aterrada sem licença e havia queima de pneus. Devido o crime ambiental, o caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Xerém (61ª DP).
0 comentários:
Postar um comentário